Com o presente número inicia a Gazeta de Física uma fase de renovação, que se deseja estender para além do formato e aspecto gráfico. Procura-se assim corresponder às crescentes exigências colocadas à SPF na sociedade portuguesa,
nom eadam ente no campo da divulgação cientifica, contribuindo para uma crescente tomada de consciência colectiva sobre o papel essencial desempenhado pela Física nos mais variados domínios da actividade humana.
Sumário
Entrevista em Lisboa a 27 de Março de 1991 conduzida por Christopher Auretta (CA) e A. M. Nunes dos Santos (AMNS) e publicada em inglês no livro «51 +3 Poems and other writings»:, (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, 1992).
A Gazeta de Física agradece a colaboração de A. M. Nunes dos Santos. professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, que amavelmente cedeu o texto da entrevista.
Este é o primeiro de dois artigos acerca do conceito de massa. Pretende-se, com eles, alertar os professores para a necessidade de alterar algumas concepções tradicionais acerca do conceito de massa, defendendo a ideia de que apenas a massa em repouso deve ser considerada medida da inércia. Distingue-se massa em repouso e massa própria, em que apenas esta deverá ter o estatuto de propriedade das partículas, e também se procura clarificar o significado de massa de um sistema. Partindo de considerações históricas, no primeiro artigo, e através de novos significados conceptuais, no segundo artigo, advoga-se a abolição do conceito histórico de massa relativista e das ideias de que a massa se converte em energia e vice-versa.
O desenvolvimento da Física nas últimas décadas tem acompanhado de perto a evolução dos computadores, quer contribuindo para o desenvolvimento destes, quer tirando partido das imensas capacidades que os mesmos oferecem. Deste modo, os computadores contribuem activamente para o processo de ensino, nomeadamente, na sua vertente experimental. Neste trabalho, abordamos as potencialidades do laboratório didáctico assistido por computador, em especial na aquisição de dados e interpretação gráfica de resultados. São considerados dois tipos de variáveis (digitais e analógicas) e descrevemse, a título de exemplo, aplicações em mecânica, termologia e electromagnetismo. As potencialidades no ensino são ilustradas com a dedução das leis experimentais do movimento pendular assim como das leis de Faraday e de Lenz do electromagnetismo.
Os órgãos directívos da Sociedade Portuguesa de Física terminaram as suas funções no termo de 1992. O Conselho Directivo da SPF elaborou o relatório das actividades da Sociedade no respectivo triénio (1990-92), que foi aprovado na Assembleia-Geral realizada em Fevereiro de 1993.
Órgãos Nacionais e Regionais da SPF (1993-1995)
Os Órgãos nacionais da SPF foram eleitos na Assembleia Geral realizada em 26 de Fevereiro de 1993. Os Órgãos das Delegações foram eleitos pelas correspondentes Assembleias Regionais, realizadas durante o mês de Janeiro de 1993.