Em 28 de Dezembro de 1911 funda-se, no Porto, uma sociedade científica denominada, Sociedade Portuguesa de Química (SPQ). Esta iniciativa, intimamente relacionada com a publicação da Revista de Química Pura e Aplicada foi levada a cabo por um pequeno grupo de cientistas portugueses, o mais ilustre dos quais terá sido Ferreira da Silva que foi, também, o primeiro presidente da Sociedade.
Devido à crescente importância da Física, em 1926 a SPQ passa a designar-se Sociedade Portuguesa de Química e Física, situação que durou até Fevereiro de 1974 quando esta sociedade se dividiu na Sociedade Portuguesa de Química e na Sociedade Portuguesa de Física.
Em Outubro de 1946 tem início a publicação da Gazeta de Física, como uma revista de divulgação da Física destinada aos Físicos e aos professores de Física. Apesar dos esforços dos seus Directores nem sempre foi fácil garantir a regularidade da sua publicação. Finalmente, após a formação da SPF, a Gazeta foi integrada na sociedade, constituindo-se como o seu órgão oficial. Os volumes mais antigos podem ser consultados aqui, onde estão também disponíveis os índices de todos os números.
Uma outra revista, denominada Portugaliae Physica, dedicada à publicação em inglês ou francês de trabalhos originais de índole teórica, experimental ou aplicada, foi fundada em 1943 e integrada em 1979 na SPF. Desta revista foram publicados 16 volumes de 4 fascículos até à sua integração, em 1999, no European Physical Journal. Anteriormente, em 1987 a SPF já tinha participado, em colaboração com a EPS e com outras sociedades de Física, na constituição da sociedade editora do Europhysics Letters.
Em Lisboa, a 23 e 24 de Fevereiro de 1978, teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian a primeira Conferência Nacional de Física da SPF. Estas conferências têm continuado a ser realizadas cada dois anos. A primeira reunião internacional, com o patrocínio da EPS, teve também lugar em Lisboa em 1981. Tratou-se da reunião da Divisão de Física de Partículas e Altas Energias.
A 1ª assembleia geral foi no Anfiteatro do Laboratório de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, no dia 25 de janeiro de 1975.
A 24 de Fevereiro de 1977 é inaugurada, em Lisboa, a primeira sede da SPF, partilhada com a Sociedade Portuguesa de Química e com a Sociedade Portuguesa de Matemática
IUPAP (International Union of Pure and Applied Physics);
EPS (European Physical Society);
IOMP (International Organization of Medical Physics);
IUCr (International Union of Crystallography);
FEIASOFI (Federación Iberoamericana de Sociedades de Física)