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Volume 18 / Fascículo 2
Maio 1995
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As leis de conservação desempenham em Física um papel primordial. Recordemos, para apenas referirmos alguns exemplos familiares, a Conservação da Energia, a Conservação da Quantidade de Movimento, a Conservação do Momento Angular, a Conservação da Massa, a Conservação da Carga Eléctrica, etc. Na génese da formulação das leis de conservação encontra-se, como não podia deixar de ser, a adesão sem reservas ao método experimental, segundo o paradigma galiliano. São múltiplos os factores que contribuem para o progresso científico. Assim, importa, também, não ignorar a influência das concepções teorico-filo- sóficas dominantes. E não foi livre de escolhos o caminho que conduziu ao entendimento que hoje temos destas leis.


O sentido da visão é provavelmente o mais importante no homem. Embora o mecanismo da percepção visual envolva aspectos fisiológicos e psicológicos de grande complexidade, a primeira etapa da percepção dum objecto é o fenómeno puramente físico da formação duma imagem na retina.


O problema da não-localidade da teoria quântica é antigo, tendo sido abordada frontalmente pela primeira vez em 1935 por Einstein, Rosen e Podolsky através duma famosa experiência imaginária. Neste artigo, é descrita uma experiência diferente idealizada mais recentemente, que no entanto lida com as mesmas questões.


Em 6 de Agosto de 1945, explodiu a 1.a bomba atómica sobre Hiroshima; 3 dias depois, outra bomba, sobre Nagasaki, punha termo à 2.a Guerra Mundial. A invenção da bomba atómica mudou, para sempre, a História da guerra e da humanidade. Mas a história completa da bomba atómica está por escrever — há, ainda, muito material classificado nos arquivos militares ocidentais e só recentemente começaram a ficar disponíveis os ficheiros secretos da ex-União Soviética.


Numa altura em que há já tantos e tão sofisticados programas de computador, desde folhas de cálculo como o EXCEL até programas tão fáceis de utilizar e tão poderosos como o INTERACTIVE PHYSICS, pode parecer algo estranho utilizar uma linguagem de programação para analisar fenómenos físicos e explorar modelos matemáticos. Uma linguagem de programação, como o QBASIC, apresenta, no entanto, várias vantagens na exploração de certos modelos matemáticos de situações físicas, nomeadamente: é fornecido com todos os computadores IBM e compatíveis IBM que utilizam o sistema operativo MS-DOS; permite a escrita do modelo matemático de uma forma muito próxima da normalmente utilizada; e permite o controlo do modelo e dos parâmetros do modelo de um modo directo e fácil.
A utilização do QBASIC para aprender Física pode ser feita a partir do 10.° ano de escolaridade, uma vez que não exige conhecimentos matemáticos muito aprofundados. Em alguns dos exemplos a seguir apresentados, recorre-se a um método numérico muito simples, compreensível pela maior parte dos alunos do 10.° ano.


A fusão termonuclear é uma das poucas opções energéticas em grande escala para o século XXI. A fusão é o processo nuclear de que resulta a energia das estrelas como o sol: núcleos de átomos ligeiros (como o hidrogénio) combinam-se — ou “fusionam” — para formar átomos mais pesados. O sol é uma enorme bola de fogo “confinada” pelas forças da gravidade, na qual se produzem em permanência reacções de fusão. Para que os núcleos (com carga positiva) possam aproximar-se uns dos outros (isto é, superar a força de repulsão electrostática entre eles) e as reacções de fusão se produzam a um ritmo suficiente, é necessário obter em laboratório temperaturas da ordem dos 100 milhões de graus Celsius ou mais, o que corresponde a cerca de dez vezes a temperatura no centro do sol.


The designation European Physicist (abbreviated as Eur Phys) is a new qualification for physicists. It may therefore need a brief introduction. Formal professional qualifications exist in many occupations. Generally, a person receives such as qualification on the basis of a combination of academic attainments and experience in a profession. Where they exist, however, there are for some professions wide differences between formal systems of recognition, in the body awarding the qualification, in the criteria applied, and in the code of conduct an applicant is expected to abide by.


Neste projecto europeu promove-se o estudo da ciência por meio da permuta de informação entre escolas de diferentes países e fomentando a dimensão europeia na educação. As escolas interessadas em participar ficam inscritas numa base de dados do projecto que inclui actualmente 260 escolas em 25 países situados na Comunidade Europeia, na Hungria, na Polónia, na Rússia e na Eslovénia. Em Portugal há 24 escolas inscritas, embora se saiba que o projecto é utilizado ainda noutras escolas. Espera- -se ter a possibilidade de envolver mais de 2000 escolas até ao fim de 1995.


Depois de catorze meses de negociações, foram adoptados os três programas europeus em matéria de educação, formação e juventude para o período de 1995-99. Em Dezembro transacto, os ministros da UE tinham autorizado o programa Leonardo (formação), com um orçamento de 620 milhões de ecus. Os programas Sócrates (educação) e Juventude para a Europa III, que exigiam a aprovação conjunta do Conselho de Ministros e do Parlamento Europeu, foram formalmente aprovados em 10 de Março, com orçamentos de 850 milhões de ecus e 126 milhões, respectivamente. O orçamento do programa Sócrates será revisto ao fim de dois anos.


Conclusões, Recomendações e Perspectivas

Science in general and physics in particular are characterized by their search for understanding nature and cultural activities. By their applications they are important in our modern high-technology society for promotion of further technological progress and economic growth. Physics teaching provides scientific literacy, i.e. it shapes the analytic thinking of a society, important for the solution of complicated social problems. Also other popularization efforts should be encouraged. Hence, good practice in Physics teaching is essential both at the Secondary School levei and at the University levei, both for non-Physics and for Physics students. Therefore one needs well-qualified teachers who can teach Physics in an attractive, up-to-date way.


As provas regionais das Olimpíadas de Física decorreram no dia 6 de Maio, nos Departamentos de Física das Universidades do Porto, Coimbra e Lisboa. Participaram 302 alunos dos escalões A (9.°/10.° ano) e B (11.° ano) em representação de 79 Escolas C+S e Secundárias de diversas regiões do País. Todos os participantes receberam um prémio de presença.


Para além das aplicações tecnológicas, a Física como actividade criativa da mente humana sempre me fascinou. Por detrás do rigor científico, das frias expressões e símbolos matemáticos, que assustam e desarmam, esconde-se uma construção conceptual elegante, que agrada ao espírito e que é uma tentativa de resposta ao desejo insaciável de compreender o Universo com todos os seus enigmas e paradoxos. O estudo da Física pode trazer benefícios largos à personalidade que a ele se dedica. É conducente à honestidade e consistência de carácter, ensina a relatividade das coisas e portanto a tolerância e a aceitação de ideias novas.


Santiago de Compostela 18-23 Setembro de 1995

A XXV Reunião Bienal da Real Sociedade Espanhola de Física e o 5.° Encontro Ibérico para o Ensino da Física, realizar-se-ão em Santiago de Compostela, Palácio de Congressos, Bairro de San Lázaro, coincidindo com a comemoração do 5.° Centenário da Fundação da Universidade de Santiago.


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