Capa
Volume 17 / Fascículo 1
Março 1994
Descarregar revista

A Sociedade Portuguesa de Física promoveu as primeiras Olimpíadas de Física há cerca de uma década. A iniciativa procurava criar e desenvolver o gosto pela Física nos alunos do ensino secundário, colocando-os numa «competição» em volta de questões de física de uma maneira despreocupada e mesmo divertida.


A Sociedade Portuguesa de Física organiza anualmente as Olimpíadas Nacionais de Física e promove a participação de uma equipa portuguesa na International Physics Olympiad (IPhO). Em 1994 a IPhO realiza-se na República Popular da China, de 12 a 19 de Julho. As Olimpíadas de Física têm por objectivo incentivar e desenvolver o gosto pela Física nos alunos do Ensino Secundário, considerando a sua importância na Educação Básica dos jovens e o seu crescente impacto em todos os ramos da Ciência e Tecnologia


Lista dos conteúdos programáticos das Olimpíadas Internacionais

Aspectos gerais

a) Todos os problemas devem ser resolvidos sem uso extensivo do cálculo (diferencial e integral), e sem necessidade de utilização de números complexos ou da resolução de equações diferenciais.


Lisboa, 10 Setembro 1993

  • PROVAS PARA O ESCALÃO A
  • PROVAS PARA O ESCALÃO B

A XXIV Olimpíada Internacional de Física teve lugar na cidade de Williamsburg, estado da Virgínia, nos Estados Unidos da América, de 10 a 18 de Julho de 1993. As Olimpíadas Internacionais são o complemento natural das Olimpíadas Nacionais de Física, reunindo, para uma salutar competição ao nível internacional, jovens seleccionados em cada país. Na Sociedade Portuguesa de Física existe uma longa tradição de organização das Olimpíadas Nacionais de Física.


Regulamento das Olimpíadas Internacionais


Olimpíadas Internacionais de Física 1993

Problemas Teóricos

  • Problema Teórico I: Electricidade Atmosférica

  • Delegação Regional do Centro
  • Lista das acções de divulgação de temas de Física para o ano lectivo 1993/94

A Sociedade Portuguesa de Física tem vindo a organizar anualmente, desde 1985, a Olimpíada Nacional de Físca, prova em que sempre têm participado, ao nível das suas diversas etapas locais, regionais e nacional, um grande número de escolas e de alunos do ensino secundário de todo o país. Esta iniciativa tem incentivado fortemente o interesse dos jovens pelo estudo da Física e tem contribuído, sem qualquer dúvida, para uma maior promoção da cultura científica nas nossas escolas. Em 1993, o Senhor Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia propôs à Sociedade Portuguesa de Física que estudasse as iniciativas necessárias para permitir a participação duma equipa portuguesa nas Olimpíadas Internacionais de Física, competição que já se realiza há vinte e cinco anos e cm que participam actualmente mais de quarenta países de todo o mundo, incluindo a grande maioria dos países europeus. 


© 2019 Sociedade Portuguesa de Física