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Volume 17 / Fascículo 3
Setembro 1994
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Os filmes finos desempenham um papel fundamental na ciência e na tecnologia moderna. Há uma grande diversidade de métodos de fabrico e de aplicações especificas, não sendo por vezesfácil, a um leitor não especializado, ter uma perspectiva abrangente deste campo. Por outro lado, osfúmesfinos permitem criar materiais inteiramente novos, não existentes na natureza, abrindo um vasto campo de estruturas artificiais em ciência dos materiais. Um exemplo paradigmático é o caso das micro e nanoestruturas utilizadas em electrónica avançada. Neste artigo procura-se fazer uma síntese introdutória, em linguagem não especializada, dos princípiosfísicos (e químicos, em alguns casos) subjacentes à preparação e utilização de uma vasta gama defilmes. Procurou-se dar uma perspectiva crítica e unificadora, destacando apenas aspectos essenciais para compreender as vantagens/desvantagens/especificidades de algumas das técnicas mais utilizadas. Esta abordagem enquadra-se no contexto mais geral da ciência dos materiais, da termodinâmica do equilíbrio e do papel que a metaestabilidade hoje desempenha na preparação de novos materiais. 


Os conceitos de calor e de temperatura, e outros com estes relacionados, são reputados por provocarem problemas conceptuais nos alunos. Resultados de investigação têm evidenciado que a abordagem tradicional ao ensino destes conceitos não tem promovido mudança conceptual. Numa tentativa para ultrapassar esta situação, elaborou-se e implementou-se um modelo alternativo para a introduçãoformal destes conceitos. O modelo tem subjacente uma perspectiva construtivista e as mudanças propostas são baseadas nos resultados de investigação educacional atrás citados. O estudo foi desenvolvido por quatro professores, dois do ensino universitário e dois do ensino básico/secundário. Os resultados sugerem que o modelo tem potencialidades para promover uma melhor compreensão dos conceitos em causa. A investigação em acção desenvolvida provou ser uma actividade útil e eficiente no âmbito daformação continua de professores. 


A 9.® Conferência Nacional de Física - Física 94 e o Sessões Plenárias 4.° Encontro Ibérico para o Ensino da Física realizaram-se de 19 a 23 de Setembro de 1994, em simultâneo, nas instalações da Universidade da Beira-Interior (UBI), na Covilhã. Apresentamos aqui uma breve síntese destas reuniões. A organização da Conferência esteve a cargo da Delegação Regional do Centro da Sociedade Portuguesa de Física, com o apoio de uma Comissão Local da Universidade da Beira-Interior. Registou-se a participação de cerca de 650 Professores (do Ensino Secundário e Superior) e Investigadores portugueses, espanhóis e da Guiné e Moçambique


  • Rumo à investigação universitária sobre o processo de Ensino/Aprendizagem

Etapa Regional 1994

  • Prova para o escalão A
  • Prova para o escalão B
  • Prova para o escalão C

Assembleia-Geral da SPF
De acordo com a convocatória, realizou-se no dia 20 de Setembro de 1994, a Assembleia-Geral da SPF, ...


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