Fez a 17 de Junho de 1997 um ano que morreu o historiador e filósofo das ciências americano Thomas S. Kuhn. A popularidade de Kuhn ficou essencialmente a dever-se à obra The Structure of Scientific Revolutions, onde expunha a sua tese sobre a forma como as transformações científicas ocorrem. Trata-se de uma obra charneira da sociologia das ciências, ao atribuir um papel fundamental aos cientistas enquanto actores do desenvolvimento científico1. Mas a importância de Kuhn ultrapassa largamente a desta obra. Pretende-se neste pequeno trabalho recordar Kuhn nas suas múltiplas facetas e, em particular, referir algumas das suas contribuições enquanto historiador da física: por um lado, o seu impacto esteve por vezes aquém do merecido; por outro lado, as suas implicações historiográficas permitem rever o contexto em que se desenvolveu a própria disciplina da história das ciências nos Estados Unidos da América após os anos cinquenta.
O principal objectivo do presente artigo é tornar pública à comunidade científica portuguesa interessada em História da Física a existência de um projecto que vem sendo realizado no Rio de Janeiro desde Maio de 1992 sobre a relevância científico-pedagógica do físico teórico austríaco Guido Beck (Liberec, 29/08/1903; Rio de Janeiro, 21/10/1988). Beck teve uma vida intensa e interessante, tendo desempenhado as suas actividades profissionais por dez países de diferentes continentes. Entre esses países, encontra-se Portugal, onde Beck trabalhou entre Dezembro de 1941 e Março de 1943. Apresentamos também algumas das actividades realizadas por Beck em Portugal. Finalmente, fornecemos uma lista dos trabalhos que Beck publicou ou quando ainda se encontrava em Portugal ou em revistas portuguesas, além de uma listagem das cartas «portuguesas» de Beck.
O estudo das propriedades intrínsecas de átomos isolados foi sempre um campo fértil de investigação científica. Em particular levou à formulação da Mecânica Quântica no início deste século, e à Electrodinâmica Quântica em meados do mesmo. Esses avanços dependeram de medidas precisas das propriedades dos átomos. Para que se possa aprofundar o conhecimento ao nível atómico da estrutura da matéria, é necessário aumentar a precisão de tais medidas. Infelizmente isso não é fácil: em sólidos e líquidos os átomos não podem ser isolados da interação com os átomos vizinhos, e em gases o movimento térmico aleatório torna difíceis as medidas precisas. Em última análise não basta diminuir os efeitos do movimento térmico, é necessário reduzir este.
Em parte das escolas do ensino básico e secundário existe já um telescópio, ausente em muitas outras. Em alguns estabelecimentos de ensino criaram-se clubes de Astronomia e projectos de observação do céu, para os quais se pretende adquirir um telescópio e se receia uma possível decepção. Pretende-se neste artigo abordar os principais critérios a ter em conta na escolha de um telescópio, evidenciando as suas possibilidades de observação e destacando especialmente os aspectos que, por menos óbvios, só se revelam demasiado tarde.
Olimpíadas de Física 1997/1998
XXVIII Olimpíada Internacional de Física
A actual direcção da Divisão Técnica de Educação recebeu, em Novembro de 1996, da anterior direcção, o processo ainda não completo da acreditação da SPF como entidade formadora junto do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e da criação do Centro de Formação de Professores da Sociedade Portuguesa de Física. A mudança de legislação relativa ao regime jurídico da Formação Contínua, ocorrida na mesma altura, os diversos contactos que têm sido necessários, a elaboração e discussão do Regulamento Interno do Centro de Formação para aprovação em reunião do Conselho Directivo da Sociedade Portuguesa de Física, são algumas das causas que levam a que o processo não esteja ainda completo. Esperamos que em breve o possamos apresentar aos sócios
Informação às Escolas sobre o exame de Física e prova-modelo
Relativamente ao ano transacto verificou-se uma melhoria da qualidade da informação sobre o exame de Física bem como do momento escolhido para a difundir. Foi durante o primeiro período que o GAVE deu a conhecer, através da informação n.° 14/96, as características da prova, o material que podia ser utilizado durante a mesma, sua duração, etc. O facto de o exame de Física contemplar uma questão que avaliava competências relativas à actividade experimental terá causado uma certa apreensão junto de alguns professores e alunos, embora seja importante sublinhar que as provas do ano lectivo 1995/96 para a rede escolar de amostragem tinham já incluído questões deste tipo.
A 8 de Abril de 1997 realizou-se uma sessão de homenagem ao Doutor João Rodrigues de Almeida Santos, que faleceu a 19 de Novembro de 1975. Homenagem tardia, embora há muito projectada! Mas duas décadas atrás, o ambiente perturbado não era propício a recordações saudosistas, que não tivessem significado político, e o Doutor Almeida Santos nunca se dedicara à política; era integralmente um universitário, e para mais de uma extrema modéstia e discreção, nunca se impondo ostensivamente..