Ao longo dos seus cerca de 16 anos de existência a SPF, constituída oficialmente em 19 de Abril de 1974 e tendo os seus primeiros corpos directivos eleitos em Janeiro de 1975, tem crescido continuamente, desenvolvendo e promovendo actividades cada vez mais amplas e diversas. Com o passar dos anos e com a experiência adquirida tem vindo a aumentar a qualidade destas acções e o prestígio que, através delas, a SPF possui a nível nacional e até mesmo internacional. Muito foi feito por todos quantos, ao longo dos anos, se empenharam com grande dedicação em actividades tão diversas como a publicação das revistas da Sociedade, a realização de múltiplos seminários, colóquios e pequenos cursos de formação ou de divulgação, a organização de conferências nacionais e internacionais, a participação nas actividades da Sociedade Europeia de Física (EPS) da qual a SPF é membro, ou até, simplesmente, as tarefas de gestão corrente próprias dos órgãos directivos nacionais e regionais
O tratamento de superfícies constitui actualmente um dos campos da investigação científica e tecnológica em maior expansão. Em particular, no que se refere ao revestimento de superfícies destinadas a aplicações específicas de grande exigência quanto às suas características físicas, mecânicas e químicas, os filmes de diamante sintético desempenham — entre muitos outros tipos de revestimentos com tecnologias já mais bem estabelecidas — um papel fundamental.
Participar na Segunda Conferência Nórdica sobre Educação Científica e Tecnológica na Finlândia em Agosto de 1989, sobre o tema «lnnovations in Science and Technology Education» despertou uma enorme necessidade de dialogar sobre este assunto com outros professores e sobretudo, de dar a conhecer alguns dos numerosos trabalhos e projectos em curso em diversos países e organizações internacionais relacionados com este tema. Neste artigo, depois de uma apresentação de diversas definições de Tecnologia, descrevem-se dois modelos curriculares para um curso de Tecnologia como disciplina autónoma (movimento recente em alguns países europeus), algumas considerações sobre problemas e perspectivas da Formação de Professores de Ciência e Tecnologia e, finalmente, uma descrição sucinta de recomendações e resoluções de conferências recentes na área da Educação Científica e Tecnológica. Apresenta-se também uma lista não exaustiva de bibliografia e instituições ou organizações ligadas ao desenvolvimento e inovação naquela área, para informação e possível uso dos professores das escolas secundárias.
O conceito de som na Escola Secundária é o tema de uma investigação actualmente em curso no Centro de Física Teórica, levado a cabo por docentes dos Ensinos Secundário e Universitário. No presente artigo damos conta de uma primeira fase do trabalho: o estudo da evolução histórica do conceito e os resultados de um levantamento (preliminar) de ideias dos alunos dos ensinos básico e secundário. Verificámos a existência de um paralelismo entre estes dois aspectos, à semelhança do que se tem vindo a provar em estudos sobre outros conceitos. As conclusões já obtidas serviram de pistas para o aprofundamento da presente investigação.