Capa
Volume 14 / Fascículo 4
Novembro 1991
Descarregar revista

Descreve-se uma montagem simples para determinar o coeficiente de Joule-Thomson. Embora os resultados obtidos para os três gases estudados não sejam muito exactos, esta experiência permite clarificar alguns aspectos práticos da Termodinâmica em geral pouco referidos nas aulas desta disciplina.


O IST-TOK é um pequeno «tokamak» [1] (Fig. 1) projectado a partir da estrutura do antigo «tokamak» TORTUR [2]: câmara de vácuo, carapaça de cobre («copper shell»), transformador, bobines do campo magnético toroidal, bancos de condensadores e sistema de limpeza da câmara. As restantes componentes do «tokamak» (sistema de vácuo, fonte de alimentação para o campo magnético toroidal, sistemas de injecção e de «puffing» do gás, fonte de rádio-frequência para a pré-ionização do gás e sistema de controle e aquisição de dados) e os seus diagnósticos (Fig. 2) — sondas magnéticas (Bobine de Rogowski, «loop», bobines seno-coseno, bobine diamagnética e bobines magnetohidrodinâmicas), ...


Neste trabalho são descritas motivações e algum conteúdo da investigação actual em Cosmologia Quântica. Começando por recordar o formalismo Lagrangiano e Hamiltoniano da mecânica clássica e a correspondente quantificação canónica, aplicamos estes conceitos à teoria da Relatividade Geral. Descrevemos então a quantificação canónica da gravitação de onde resulta a equação de Wheeler-De Witt. De seguida debatemos o problema das condições iniciais e por fim apresentamos algumas considerações sobre a função de onda do (nosso) Universo.


As fichas de apoio constantes neste caderno baseiam-se em práticas pedagógicas que vêm sendo desenvolvidas na Escola Secundária de Ponte de Sor. Constituem, como tal, um testemunho da minha experiência que os colegas (de Física e Química) do 8° Ano poderão adoptar e adaptar, na medida dos reais interesses dos seus alunos.


Congresso da Sociedade Francesa de Física

De 2 a 6 de Setembro de 1991 realizou-se em Caen (França) o Congresso da Sociedade Francesa de Física. Distribuída por sessões plenárias, sessões paralelas e posters, a sua actividade ocupou cerca de 700 participantes, embora, como é habitual, nem todos tivessem apresentado comunicações.


PROVAS REGIONAIS

  • Delegação Regional de Lisboa - Fac. Ciências U. Lisboa, 15 Junho 1991
  • Delegação Regional do Porto

Final Nacional 

  • Org. Delegação Regional do Porto - Fac. Ciências U. Porto, 27 Setembro 1991

  • Olimpíadas Regionais de Física - 91
  • Olimpíadas Nacionais de Física
  • FÍSICA 92 — 8.a Conferência Nacional de Física/2.° Encontro Ibérico para o Ensino de Física

© 2019 Sociedade Portuguesa de Física