O objectivo deste artigo é apresentar uma visão geral do domínio dos Núcleos Galácticos Activos e Fontes Extragalácticas de Radiofrequência. Procura-se estabelecer de forma concisa, não só as grandes áreas de investigação actuais, como também o conhecimento gerado pelo trabalho realizado.
Muitas áreas de investigação necessitam do fabrico de filmes finos, i.e., necessitam de depositar sobre um substrato uma camada de material, com espessuras inferiores a 10 Â (10-7 cm). A exemplo, uma necessidade premente é a realização de filmes dieléctricos de elevada qualidade para aplicações ópticas de interferência e guias de onda planares para óptica integrada. Uma das técnicas para produzir filmes finos é a pulverização catódica que desde 1877 [3] é usada para fabricar espelhos.
O «Clube da Ciência» insere-se num vasto conjunto de actividades da Escola Brotero. É um dos 23 núcleos do C.D.A.I. (Círculo de Desportos, Artes e Ideias) que inclui outros grupos abrangendo as áreas do desporto, artes, rádio, electrónica, acções de solidariedade social, etc. Os dois núcleos de estágio, do grupo 4.° A, dinamizaram o «Clube da Ciência» no ano lectivo 88/89
Após 4 anos de leccionação da cadeira de História da Física foi realizada uma sondagem aos alunos que a frequentaram, com vista a colher opiniões que permitam aferir e melhorar os conteúdos e métodos de ensino que têm sido usados. Os resultados do inquérito mostram, como seria de esperar, que algumas modificações devem ser introduzidas para melhor atingir os objectivos pedagógicos e científicos propostos.
O desenvolvimento económico está, hoje em dia, firmemente baseado na actividade científica e tecnológica a nível nacional e internacional. Para satisfazer solicitações cada vez mais diversificadas e extensivas é necessário produzir quantidades crescentes de energia, desenvolver o aproveitamento dos recursos naturais, construir equipamentos mais versáteis e sofisticados, criar novas técnicas de produção é encontrar novos produtos, químicos para uma multiplicidade de aplicações. Toda esta actividade industrial gera resíduos de matérias que embora essenciais nos processos de funcionamento e produção não são consumidos nesses processos. Estes resíduos tendem a acumular-se na finíssima camada à superfície da Terra formada por continentes, oceanos e atmosfera na qual existe vida.
Gazeta de Física
Fundada em 1946 por A. Gibert, a Gazeta de Física constitui hoje uma referência histórica indispensável para o estudo da implantação e desenvolvimento da Física no nosso País, nos últimos decénios. Serão divulgados, neste e nos próximos números, os sumários dos exemplares da Gazeta publicados desde o n.° 1, em Outubro de 1946.