Diz-se frequentemente que um curso de Física pode constituir, pela sua flexibilidade e exigências multifacetadas, uma plataforma de acesso a uma grande variedade de carreiras. No entanto, o mais natural é que um físico siga uma das três carreiras seguintes: professor de Física, em escolas secundárias ou no ensino superior; investigador a tempo inteiro, em institutos do Estado ou institutos privados, e por último, embora não de menor importância, há a exigente carreira de Físico na indústria.
O Prémio Nobel da Física foi este ano atribuído d J. Friedmah, H. Kendall é R. Taylor pelos trabalhos realizados em 1969 no acelerador de electrões do Standord Linear Accelerator Center (SLAC), de estudo da difusão inelástica de electrões em alvos de hidrogénio. Esta experiência revelou, pela primeira vez de forma directa, que os protões são objectos compostos de quarks. Descrever os resultados mais marcantes da experiência, bem como o seu enquadramento na história da pesquisa dos constituintes e interacções fundamentais da matéria; é pois o objectivo deste artigo.
O presente artigo esboça alguns dos aspectos elementares da relaxação dieléctrica em polímeros. O estudo dos polímeros através das respectivas propriedades eléctricas tem a vantagem do acesso a um amplo domínio de frequências inerentes às medidas eléctricas, bem como o elevado grau de precisão destas.
Fases na construção do conhecimento
Fala-se muito, hoje em dia, na importância das «concepções alternativas» no processo ensino/aprendizagem das ciências. Segundo o modelo subjacente a esta corrente, os alunos constroem versões privadas dos conceitos sobre que posteriormente elaboram as suas interpretações. Nesta perspectiva construtivista do conhecimento é de extrema importância que o professor conheça o ponto de onde parte o aluno, para que possa escolher estratégias adequadas, facilitando-lhe a construção de novos modelos conceptuais mais próximos dos modelos científicos. Digamos que o conhecimento das «concepções alternativas», relacionadas com os vários domínios da ciência, será condição necessária, ainda que não suficiente, para o «sucesso» da aprendizagem.
Provas Nacionais
No passado dia 27 de Setembro decorreu na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, durante a 7ª Conferência Nacional de Física, a Etapa Nacional das Olimpíadas de
Física 90.
7ª Conferência Nacional de Física - FISICA 90
Palavras de Introdução (*)
Tal como acontece na maioria dos países europeus, também em Portugal se realizam periodicamente conferências nacionais de Física de âmbito geral, sem prejuízo dos encontros sectoriais de âmbito internacional que têm lugar. A própria Sociedade Europeia de Física, que organiza e patrocina diversos encontros de carácter especializado também leva a efeito regularmente a sua conferência geral, subtitulada «Tendências na Física».
Gazeta de Física
Prosseguindo com a divulgação dos sumários dos exemplares da Gazeta de Física publicados, iniciada no número anterior (Gaz. Fís., 13, fase. 3, págs. 150-152, 1990), publicamos neste número os sumários dos artigos referentes ao volume II.