A discussão sobre os fundamentos da Mecânica Quântica teve dois períodos de intensa actividade: o final da década de vinte, na altura em que ela foi inventada e mais recentemente na década de 80 (e finais de 70). O primeiro período foi dominado pelas discussões entre Einstein e Bohr, reconstituídas pelo próprio Bohr num artigo admirável chamado, apropriadamente, «Discussions with Einstein On Epistemological Problems in Atomic Physics» [1],
Neste trabalho é apresentado, com intuitos didácticos, o cálculo das equações de propagação para ondas esféricas-gaussianas, na aproximação de Fresnel. Num segundo artigo, será apresentada a aplicação destas leis, em conjugação com um dispositivo experimental, para a caracterização do feixe emitido por um laser gasoso. Este dispositivo permitirá aferir, experimentalmente, a aplicabilidade das leis de propagação deduzidas neste artigo.
Uma análise dos resultados de investigação sobre a aprendizagem em Mecânica levanta questões sobre as causas da persistência das ideias intuitivas apresentadas pelos alunos após o ensino formal, e sugere possíveis estratégias para evitar tal facto. No presente artigo desenvolve-se uma abordagem integrada para o ensino da cinemática e da dinâmica, no contexto do ensino secundário, fundamentada numa análise e reflexão sobre dados de investigação educacional nesta área. A abordagem é apresentada como alternativa à indicada nos actuais currícula e manuais escolares utilizados nas escolas.
Todos os docentes de Física tentam sempre realizar na aula experiências de electrostática. Contudo, devido à humidade ambiente, nove em cada dez experiências falham. O interesse das experiências aqui propostas é triplo:
— São realizáveis com um grau elevado de humidade (por outro lado, é necessário que o ar não esteja demasiadamente seco). — Os materiais utilizados são baratos e fáceis de encontrar: o próprio aluno poderá efectuar na aula ou em casa as experiências aqui descritas. — Efectuar uma demonstração o menos sofisticada possível de algumas leis e conceitos electrostáticos.