Este artigo é o segundo de uma série relativa a experiências contemporâneas que ilustram aspectos fundamentais da Mecânica Quântica [1]. O dispositivo representado na Fig. 1 tem permitido mais experiências nesta área do que qualquer outro. Várias conferências têm sido dedicadas exclusivamente a interferometria de neutrões, um campo da Física tornado possível por este dispositivo [2], Embora o primeiro interferómetro deste tipo tenha sido construído em 1965, foi pela primeira vez utilizado com neutrões em 1974 por Rauch Treimer e Bonse (ver referências em [3c]).
Dirac afirmou um dia que «é mais importante ter beleza nas equações do que tê-las ajustadas à experiência». Foi assim que em 1928 chegou a uma equação quântica e relativista (hoje conhecida por equação de Dirac) que, nas palavras do seu autor, «descreve toda a química e quase toda a física».
A Era de Planck
A energia mais elevada, acima da qual não se pode, actualmente, fazer quaisquer previsões quantitativas é aquela à qual o raio de Schwarzschild e o comprimento de onda de Compton da chamada massa de Planck, Mp, são iguais; MpG/c2 = ti /M c, o que dá para essa energia o valor de Mpc2 = (h c/G)1/2 c2 ~ 1019 GeV.
Ao terminar em 1883 os seus estudos no liceu governamental de Varsóvia, Marie Sklodowska, que tinha no seu diploma menções honrosas confirmadas pela medalha de ouro concedida apenas aos melhores estudantes, não fazia ideia da direcção em que iria prosseguir os seus estudos. As ciências exactas, as letras e a sociologia atraiam-na de igual modo. Esses interesses tinham nascido no seio da sua casa natal onde o amor das ciências era complementado por um profundo patriotismo bem como pelo amor da liberdade e da verdade. O avô e o pai de Marie eram professores de Física e de Matemática em escolas de rapazes, e a mãe dirigia uma das melhores escolas para raparigas.
A aprovação da Lei de Bases do Sistema Educativo coloca na ordem do dia a reforma dos curricula do Ensino Secundário. O presente artigo ê uma proposta nesse sentido, visando os curricula de Ciências Físico-Químicas. A proposta mais inovadora é a passagem dum tratamento separado dos temas de Física e Química, para um tratamento integrado, onde os temas de Química surgem como prolongamento natural dos temas tradicionais de Física.