Capa
Volume 11 / Fascículo 1
Fevereiro 1988
Descarregar revista

Apresentamos neste artigo uma descrição com fins didácticos da estrutura molecular das superfícies líquidas e de como ela se relaciona com (i) propriedades macroscópicas como a tensão superficial e (ii) as forças intermoleculares que se exercem entre as partículas.


A atribuição do prémio Nobel da Física em 1986 a E. Ruska, que construiu o primeiro microscópico electrónico no ano de 1933, veio polarizar novamente a atenção sobre este tipo de equipamentos. Têm já mais de cinquenta anos as primeiras imagens obtidas num microscópico electrónico de transmissão.


Nesta segunda parte do artigo pretende-se analisar alguns objectivos gerais para o ensino da física à luz da «Psicologia da Construção Pessoal» de George Kelly. O trabalho de Kelly parece oferecer uma teoria e uma metodologia baseadas numa posição epistemológica que põe ênfase na relatividade do conhecimento e no esforço e relevância do indivíduo na construção do seu próprio conhecimento. Se se adoptar a posição de Kelly e a sua metáfora «O Homem-O Cientista» o papel do professor de ciências deixa de ser o de transmissor de conhecimento para passar a ser o facilitador do desenvolvimento das capacidades e atitudes científicas do ser humano.


A atmosfera terrestre é o invólucro gasoso que cobre o Globo terrestre, constituindo com este o planeta Terra. A sua composição actual é o resultado da evolução geológica e biológica da Terra e nela se distinguem dois grandes grupos de gases: os gases maioritários e os minoritários. Os primeiros são o azoto e o oxigénio que correspondem a cerca de 99 % do volume da homosfera, que se estende até cerca de 80 km de altitude, e em que a proporção dos gases que constituem a atmosfera se mantém sensivelmente constante e a que corresponde a «massa molecular» de 28,9.


Em 1971 foram criadas as cadeiras de Monografia no 4.° ano de todas as licenciaturas das Faculdades de Ciências, no Ramo de Formação Educacional. O âmbito destas cadeiras foi fixado na Fac. de Ciências da Univ. do Porto através de um Regulamento (Dez.0 1971) no qual, de entre outras disposições, se referem as seguintes:

a) «Deverá haver um máximo de coordenação entre o trabalho de orientação das monografias e o das disciplinas de metodologia frequentadas pelos mesmos alunos...»

b) «o trabalho a executar por cada aluno deve revestir a índole de exposição didáctica escrita de assuntos dos programas do ensino não superior, ou de tentativas de articulação de programas de disciplinas afins leccionadas no mesmo ensino».


  • Delegação Regional de Lisboa - 1.° Encontro Regional de Lisboa
  • Delegação Regional de Coimbra 
  • Olimpíadas Nacionais da Física
  • Olimpíadas de Física 88
  • Delegação Regional do Porto

© 2019 Sociedade Portuguesa de Física