Na madrugada de 18 de Março de 1978 um pavoroso incêndio — presumivelmente de origem criminosa — reduziu a escombros uma grande parte do velho casarão onde se encontrava instalada, desde a sua fundação, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. 0 edifício, construído para sede da Escola Politécnica e inaugurado há precisamente um século, substituiu um outro no mesmo local que — também esse — tinha sido reduzido a um montão de destroços pelo terrível flagelo do fogo.
Faz-se uma breve referência à história da Física em Portugal, desde os Descobrimentos até o presente. Apresenta-se um quadro da situação actual: Instituições, investigadores e suas qualidades, instalações e infraestruturas, equipamentos principais, verbas dispendidas. Referem-se as estruturas de decisão e coordenação da actividade de Investigação em Física e apresentam-se algumas perspectivas de desenvolvimento.
A luz da experiência adquirida numa unidade de investigação, inserida num laboratório pluridisciplinar, em condições favoráveis a uma certa autonomia de acção, os autores passam em revista as condicionantes principais da transposição com sucesso para os sectores produtivo e dos serviços da capacidade científica e técnica existente no sector da I & D tradicionalmente voltado para a investigação fundamental e o ensino.
.. e durar fatica par fare accettare quello che con
instanza mi dovrebbe essere domandato.
0 Professor Manuel Valadares foi eleito sócio honorário da SPF pela Assembleia Geral de 23 de Fevereiro 78, sob proposta do Conselho Directivo da Sociedade. Actualmente com 74 anos, Manuel Valadares é credor da admiração e do respeito da comunidade científica nacional pelo seu trabalho como professor e cientista e pelas suas qualidades humanas. A Gazeta prestou-lhe também homenagem em Fevereiro de 1978 publicação do artigo «Vida e obra de Manuel Valadares» assinada por um dos com a seus antigos colaboradores do Laboratório de Física da Faculdade de Ciências de Lisboa, a Professora Lídia Salgueiro.