Capa
Volume 1 / Fascículo 9
Outubro 1948
Descarregar revista
Em 26 de Dezembro de 1898 os Comptes Rendus da Academia de Ciências de Paris publicaram uma comunicação assinada por M. et Mme P. Curie e M. Bémont, pela qual se tornou conhecida a descoberta dum novo elemento radioactivo a que se deu o nome de R Á D I O . Entre tantas memórias que têm sido publicadas esta marca um padrão na História da Ciência e no progresso da Humanidade. Por tal motivo se tem agora comemorado, em toda a parte do mundo, o cinquentenário daquela descoberta e realçado as extraordinárias figuras dos esposos Curie. A Gazeta de Física, embora modestamente, associa-se à homenagem mundial, dedicando este número à descoberta do R Á D I O , e orgulha-se por arquivar nas suas páginas algumas palavras que Irene Joliot-Curie escreveu expressamente para nós.
Descobrir o rádio, dois anos após a descoberta da radioactividade, bem nebulosa ainda no conceito da ciência, tal foi o notável feito de Pierre e Marie Curie que agora comemoramos. Que tal feito foi notável, todos o sabem, mesmo aqueles que não sabem mais na- da a este respeito.
Resoluções de Rómulo de Carvalho
Resoluções de Glaphyra Vieira
As grandes descobertas surgem por vezes separadas por um intervalo de tempo correspondente à vida duma geração. Se os nossos pais foram, no fim do último século, testemunhas da descoberta dos raios X, da radioactividade e do electrão negativo, a nossa geração assistiu, entre outras, às descobertas do neutrão, da cisão atómica e do mesão, nos meados do século corrente. É talvez interessante observar as reacções dos contemporâneos de algumas destas grandes descobertas.
Transcrição da Memória de Pierre Curie, Madame Curie e G. Bémont, apresentada por Becquerel e publicada nos Comptes Rendus da Academia de Ciências de Paris - Tomo CXXVII, n.° 26 - 1898 - 2.° semestre - pág. 1215.
A personalidade de Madame Curie quer a apreciemos pela obra ciêntífica realizada quer por aquela que impulsionou e orientou oferece-nos campo vasto de admiração. Será precisamente, sob este duplo aspecto qual deles mais importante de investigadora e de chefe de trabalhos que sucessivamente focaremos a actividade científica de Maria Curie.
La découverte de la Radioactivité n'est pas due au hasard. Elle fait partie des travaux de recherche éffectués à la fin du siècle dernier par des savants qui s'intéressaient aux rayons de Rõntgen.
Recordações pessoais de Madame Curie?! Apesar do tempo decorrido - frequentei o laboratório de Madame Curie de Fevereiro a Junho de 1914 elas são abundantes e bem nítidas porque são gratamente saudosas. Mas é impossível acrescentar algum pormenor àquilo que foi escrito pela Filha desta Ilustre Senhora naquele maravilhoso livro em que nos conta as lutas de Marya Sklodowska e as vitórias de Madame Curie, e que é todo ele uma epopeia de amor: de amor da liberdade; amor da família; amor da ciência; amor da humanidade.
Resoluções de Marieta da Silveira
Resoluções de Marieta da Silveira
Quis a Gazeta de Física associar-se à homenagem que por toda a parte se presta nesta altura aos esposos Curie. Homenagem é essa sobremaneira justa, pois, na marcha brilhantíssima da física moderna, a descoberta do Rádio marca um escalão dos mais importantes. Tal descoberta foi realizada no meio das maiores dificuldades de ordem material, o que faz destacar ainda mais o altíssimo valor, a grande energia moral dos seus autores. Assim a presente homenagem, ao mesmo tempo que celebra uma das mais gloriosas datas da história da física moderna, envolve igualmente um preito justíssimo de admiração pelo entusiasmo científico dos autores do achado notabilíssimo e pelas suas qualidades excepcionais de abnegação e sacrifício.

© 2019 Sociedade Portuguesa de Física