Capa
Volume 2 / Fascículo 2
Janeiro 1950
Descarregar revista
A concessão do Prémio Nobel de Fisiologia e Medicina ao Professor Egas Moniz é motivo excepcional de júbilo e de orgulho para todos os Portugueses que compreendem o significado dessa homenagem. A contribuição das ciências físicas para o progresso da Medicina tem sido tão constante e valiosa que a glória de Egas Moniz não pode ser estranha aos físicos. É este o motivo por que a Direcção da «Gazeta de Física» entendeu associar-se às homenagens prestadas ao ilustre cientista dedicando-lhe algumas páginas deste número. O Professor Almeida Lima, um dos nomes mais distintos da Medicina contemporânea, expõe no artigo que vai seguir-se alguns notáveis aspectos da obra científica de Egas Moniz, evidenciando a importante colaboração da Física nessa mesma obra.
Resolução de Glaphyra Vieira
A microradiografia, conhecida há já bas- tante tempo, tem por objectivo a obtenção de radiografias de objectos heterogéneos de dimensões reduzidas. Trillat imaginou um tipo especial de microradiografias que designou por "microradiografias por reflexão", baseando-se na acção fotográfica de fotoelectrões. Aplicou-se também este tipo de radiografia a estudos de biologia. O dispositivo é seme- lhante ao já descrito anteriormente: o feixe de raios X atravessa primeiro uma placa de celuloide enegrecida, cujo papel é evitar a acção da luz sobre o film, e fixar a preparação a estudar; depois atravessa uma lâmina de chumbo de 0,2 mm de espessura que intersepta a parte mole do espectro, e emite um grande número de fotoelectrões.
Em determinadas condições de tratamento, a dose devida a radiação beta, emitido por um radio isótopo localizado num certo tecido, é função da energia cinética média dos raios beta. Estes, como se sabe, apresentam um espectro contínuo de energias e, portanto, o seu valor médio pode obter-se ao modo ordinário, isto é, fazendo o cociente de duas áreas planimetradas.
Depuis que Langevin et autres savants, à l'époque de la Grande Guerre, ont découvert qu'une lame de quartz on un bâton de matériel ferro-magnétique, convenablement taillé, se prête à osciller à sa propre fréquence au moyen d'un circuit à valves electroniques, beaucoup d'applications ont été suggérées pour les ultrasons ainsi produits. Quelques uns de ces projects se sont trouvés trop optimistes ou incertains en raison d'un contrôle imparfait. D'autres, réalisables au laboratoire ne le sont pas à l'échelle industrielle.
A Sismologia pode ser definida como sendo a ciência que se ocupa dos movimentos naturais do solo e das causas que os originam os movimentos do solo podem classificar-se em duas categorias, a primeira reservada aos chamados sismos, e a segunda aos microssismos. Os sismos são movimentos que irradiam dum foco situado no interior da Terra. Este foco ocupa umas dimensões suficientemente pequenas para que os movimentos registados à superfície da Terra pareçam provir dum simples ponto; e situa-se a uma profundidade pequena comparada com o raio terrestre.
Conheciam-se, até hoje, três famílias de elementos radioactivos, isto é, três séries de corpos que se transformam espontâneamente uns nos outros segundo certa cadeia de reacções de desintegração: A família do urânio, que começa no isótopo 238 deste metal e termina no isótopo 206 do chumbo, passando por uma dúzia de corpos dos quais o mais importante é o rádio. Esta é a série 4n+2 porque os valores das massas atómicas dos seus componentes são todos múltiplos de 4 aumentado de 2 unidades

© 2019 Sociedade Portuguesa de Física