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Volume 25 / Fascículo 3
Julho 2002
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REGRESSO AO TRABALHO
São propostas três teses principais.A primeira é a ideia de que um quantum ou unidade mínima não é um exclusivo da te o ria quântica, uma vez que surge já nas te o ria s clássicas da electricidade e electrólise. Em segundo lugar, as peculiaridades dos objectos descritos pela te o ria quântica são os seguintes: as suas leis são probabilísticas; algumas das suas propriedades, com o a posição e a energia,são espalhadas e não concentradas; duas partículas que antes estiveram juntas continuam a estar juntas mesmo depois de separadas; e o vácuo tem propriedades Físicas, sendo p o r isso um tipo de matéria. Em terceiro lugar, a interpretação ortodoxa ou de Copenhaga é falsa e pode ser convenientemente substituída por uma interpretação realista (embora não classicista). A desigualdade de Heisenberg, o gato de Schrödinger e o paradoxo do quantum de Zenão são discutidos à luz das duas interpretações rivais. Mostra-se também que as experiências que falsearam a desigualdade de Bell não refutam o realismo mas um classicismo inerente às teorias de variáveis escondidas.
Com base no Science Citation Index, analisa-se a reacção dos químicos à afirmação de Dirac segundo a qual "as leis básicas subjacentes à teoria matemática de uma larga parte da Química e de toda a Química são (...) completamente conhecidas, sendo a única dificuldade o facto de a aplicação dessas leis conduzir a equações demasiado complicadas para serem resolvidas".
Enveredou pela Física pelo "prazer no raciocínio matemático" e também por ter uma certa facilidade de praticá-lo. Já a especialização em Física Estatística aconteceu "um pouco por acaso, por razões circunstanciais",mas afirma que é "um caso de paixão intelectual".
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A Secção "OLIMPÍADAS DE FÍSICA" é dirigida por Manuel Fiolhais, José António Paixão e Fernando Nogueira Departamento de Física da Universidade de Coimbra, 3004-516 Coimbra olim@teor.fis.uc.pt
"Desafios da Educação. Ideias para uma política educativa no século XXI", Marçal Grilo, Oficina do Livro, 2002. || "Eles não sabem que o sonho...Um jovem poeta no país da Ciência",Carlos Café,ASA, 2001 (premiado com menção honrosa na primeira edição do Prémio Municipal Rómulo de Carvalho de Ciência e Didáctica,organizado pela Câmara Municipal de Lisboa e destinado a professores). || "Os sete saberes para a educação no futuro", Edgar Morin, Instituto Piaget, 2002. || "O fim de um ciclo? A educação em Portugal no início do século XXI",Joaquim Azevedo, ASA, 2002. || "Aprendizes de feiticeiro. O armamento do século XX: Fritz Haver, Wernhervon Braun e Edward Teller",Michel Rival,Caminho, 2002. || "Os gatos do laboratório a todo o vapor", Russel Stannard,Círculo de Leitores,2002. || "Cibermundos",Vahé Zartarian e Emile Noel,Âmbar, 2002. || "A melodia secreta...E o homem criou o universo",Trinh Xuan Thuan, Bizâncio, 2002. || "Tecnognose. Mito, magia e misticismo na era da informação",Erik Davis,Notícias,2002.
"E a autonomia um logro? Não passará de uma armadilha que o poder central lançou às universidades? Não poucos universitários pensam desta maneira."

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