Esta iniciativa partiu de um largo consórcio de sociedades científicas, em que se salientam a European Physical Society e a American Physical Society. O Presidente da primeira destas sociedades, John Dudley, por ocasião da conferência bianual de Física organizada pela SPF apresentou em Portugal os objectivos e enquadramento internacional do projecto, cuja descrição se pode encontrar em http://www.light2015.org/Home.html.
Em Portugal, através da Comissão Nacional da Unesco, da Sociedade Portuguesa de Física e da Ciência Viva-ANCCT, foi criada uma Comissão Nacional (http://ail2015.org ) . Esta comissão integra um conjunto alargado de personalidades e de sociedades científicas, dada a multidisciplinaridade da temática.
Convidam-se todas as instituições, universidades, escolas de todos os níveis de ensino, centros de investigação, empresas, associações a registar as suas actividades de celebração do Ano Internacional da Luz na plataforma nacional http://ail2015.org. Esta plataforma serve de base de divulgação de todas as actividades nacionais, permitindo a elaboração de um relatório final completo das iniciativas em Portugal para a UNESCO.