"A Luz na Observação da Terra com Satélites” - Palestra na FCUL a 26-junho, 20h

Em Junho há mais uma “Noites de Ciências, Noites de Luz“, que comemora o Ano Internacional da Luz na FCUL. As actividades são gratuitassem inscrição e na última 6ª feira de cada mês. São dirigidas ao público não especialista mas curioso do conhecimento científico.  

Venha connosco e fascine-se nas Ciências!

Realizam-se no anfiteatro 3.2.14 do edifício C3 da FCUL (Campo Grande em Lisboa) e os participantes têm estacionamento gratuito no parque da FCUL a partir das 19:45 (toque à campainha).

A) 20:00 – 21:30 Há várias actividades para ver e participar:

—  Da Geofísica Interna (sismologia) estará disponível um conjunto de experimentos apresentados por Iolanda Morais e Catarina Matos:

  • molas, ondas e sismos.
  • edifício ressonante, sismómetro.
  • tanque de tsunamis.
  • liquefação.

 

— “O Movimento do Pólo Sul Terrestre”: resultados sobre a deformação do planeta apresentados e debatidos pelo Prof. Virgílio Mendes.

— "Conectividade Cerebral: uma nova LUZ sobre o funcionamento do cérebro” pelo Dr Hugo A. Ferreira (Neurocientista).  “Nesta sessão iremos apresentar duas exposições/demonstrações interactivas relativas à visualização do cérebro e conectividade cerebral fazendo recursos das tecnologias de realidade virtual e aumentada. Venha conhecer e experimentar!”

— O estado do tempo permitindo haverá observação da Lua ao telescópio.

 

B) Às 21:30 a palestra “A Luz na Observação da Terra com Satélites” é proferida pelo Prof. Carlos da Câmara.

“Os satélites desempenham hoje em dia um papel crucial na Observação da Terra cuja finalidade primeira é a recolha de informação acerca dos sistemas físicos, químicos e biológicos com vista a avaliar os estados e os processos que decorrem quer no ambiente natural, quer no ambiente modificado pelo homem.

A luz, entendida aqui na sua aceção mais genérica de radiação eletromagnética, tem pois um papel fundamental na monitorização do nosso Planeta. Serão abordados alguns aspetos da Observação da Terra por satélite, nomeadamente da temperatura, da vegetação e dos fogos florestais, dando-se especial ênfase à investigação que tem vindo a ser realizada e às aplicações que têm vindo a ser desenvolvidas no âmbito do projeto LSA SAF, projeto que integra o Segmento de Solo da EUMETSAT, a agência europeia para a exploração dos satélites meteorológicos, sendo coordenado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera e com a participação de uma diversidade de instituições europeias, em particular do Instituto Dom Luiz da FCUL.”

A palestra estará ao vivo na internet permitindo que, no final da mesma pelas 22:30, a sessão de perguntas-respostas envolva também quem participa via rede.

As actividades têm a coordenação de Rui Agostinho, que faz a apresentação dos palestrantes além da sua dinamização.

Veja aqui informação detalhada sobre as actividades


Publicado/editado: 22/06/2015

© 2019 Sociedade Portuguesa de Física