Astronomia de Verão 2015

As actividades de observação astronómica deste verão  no Centro Ciência Viva do LousalInscreva-se já no site da Astronomia de Verão, Agência Ciência Viva.

 

As galáxias e os enxames mostram o ténue esplendor: que idade têm, que dinâmica as define, que composição atómica as gerou. São diáfanas ao telescópio mas no estrelado da abóbada celeste entremeiam-se nuvens moleculares e enxames globulares tão velhos como o universo!

 

M13_OALousalZoom_web

O enxame M13. Foto obtida por Rui Agostinho com um dos telescópios usados no CCV-Lousal, em 2014.

 

  • sábado 15-08-2015 brinda-nos com uma “Chuva de estrelas!“, pelas 20:30. As Perseidas preenchem a noite. O que são? Nessa noite poder-se-á atingir os 100 meteoros por hora! Na abóbada celeste o planeta Saturno realça-se entre as nuvens moleculares e enxames abertos e globulares, além da gigante galáxia de Andrómeda!

M31e32_OALlousal_web

A galáxia M31. Foto obtida por Rui Agostinho com um dos telescópios usados no CCV-Lousal, em 2014.

 

  • sábado 05-09-2015 viajamos a “Úrano e Neptuno na noite escura“, às 20h00. Os planetas mais longínquos estão visíveis. Pequenos ao telescópio mas grandes em tamanho, com dezenas de luas que os circundam no espaço gelado. Falaremos também dos planetas anões, como Plutão e os transneptunianos!

LousalAstroVerao3web

 

No céu escuro as galáxias mostram a ténue luz. Na abóbada celeste encontram-se estrelas coloridas e nebulosas planetárias além de enxames estelares. Mas a astronomia não pára e falaremos de qual é o próximo eclipse, do que são superluas e estrelas cadentes, numa descoberta dos eventos astronómicos futuros.

M33comb3_260s_web

A galáxia M33. Foto obtida por Rui Agostinho com um dos telescópios usados no CCV-Lousal, em 2014.

 

 Inscreva-se já nestas actividades no site da Astronomia de Verão, Agência Ciência Viva.

As fotos das actividades foram tiradas em 2014 por Ricardo Rufino, do CCV-Lousal.

 
 

Publicado/editado: 03/08/2015

© 2019 Sociedade Portuguesa de Física