Uma prestação excelente na Olimpíada Europeia de Física em tempos de pandemia
A Sociedade Portuguesa de Física regozija-se com os excelentes resultados obtidos na EuPhO pelos alunos portugueses, preparados pelos colegas da Comissão Olímpica da SPF.
Enquanto se decide como (e se) será realizada a Olimpíada Internacional de Física em 2020, uma equipa internacional organizou em poucos meses a quarta edição da Olimpíada Europeia de Física, que teve lugar de forma remota entre 20 e 26 de julho. Participaram nesta competição 257 estudantes finalistas do ensino secundário provenientes de 53 países diferentes (incluindo países convidados fora da Europa). Esta Olimpíada é uma competição anual onde jovens estudantes pré-universitários são convidados a demonstrar a sua preparação em Física em dois longos e difíceis exames: um teórico e um experimental. Neste ano a prova experimental foi substituída por duas simulações computacionais de experiências descrevendo o movimento de eletrões perto de um alvo com carga eletrostática e as forças exercidas num complexo sistema de molas acelerado. O nível de conhecimentos requeridos para realizar estas provas vai muito para além do programa do secundário de Física, envolvendo por parte dos estudantes imenso esforço e dedicação durante a fase de preparação. O vencedor absoluto desta olimpíada, que obteve a melhor classificação no conjunto dos dois testes, foi um estudante da Indonésia, Peter Addison Sadhani. O melhor europeu ficou na segunda posição e foi o estudante Bogdan Rajkov da Sérvia. Os estudantes responderam também a complexas questões teóricas sobre eletromagnetismo, mecânica e ótica. A Olimpíada Europeia de Física é reconhecida pelo seu elevado nível de complexidade quando comparada com outras olimpíadas de Física a nível internacional. Os estudantes portugueses realizaram as provas no Departamento de Física da Universidade de Coimbra.
A lista dos estudantes portugueses é a seguinte:
O resultado dos estudantes é particularmente impressionante quando se toma em conta que, devido à presente situação, eles foram preparados remotamente por professores do Departamento de Física da Universidade de Coimbra somente durante o período de um mês.
As Olimpíadas de Física são uma atividade promovida pela Sociedade Portuguesa de Física com o patrocínio do Ministério da Educação, da Agência Ciência Viva e da Fundação Calouste Gulbenkian.