Medalhas de Ouro, e Bronze para a equipa Portuguesa na Olimpíada Ibero-Americana de Física

 

A equipa portuguesa que participou na Olimpíada Ibero-Americana de Física, que decorreu de 23 a 30 de setembro, arrecadou uma medalha de ouro e três medalhas de bronze numa excelente participação no evento.

A medalha de ouro foi conquistada por Miguel Barra De Almeida, que realizou a quarta melhor prova do evento, e as medalhas de bronze foram conquistadas por Duarte Luís Malheiro Duarte, Dinis Chaves Sousa Marques da Costa e por Francisco Carvalho Martins.

«O nível de conhecimentos requeridos para realizar estas provas vai muito para além do programa do secundário de Física, envolvendo por parte dos estudantes imenso esforço e dedicação durante a fase de preparação», explica Rui Travasso, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) envolvido na preparação dos alunos.

Esta edição da Olimpíada Ibero-Americana de Física foi organizada pela Costa Rica e teve a participação de 68 estudantes matriculados no ensino secundário no ano letivo de 2022/2023 provenientes de 18 países do espaço ibero-americano. Incluiu problemas de termodinâmica, mecânica, astrofísica e de eletromagnetismo.

O resultado dos estudantes portugueses, incluindo uma medalha de ouro e quarta melhor prova, «é muitíssimo impressionante dada a dificuldade da prova e a forte competição da Olimpíada Ibero-Americana de Física», sublinha Rui Travasso. A delegação portuguesa foi preparada no Departamento de Física da Universidade de Coimbra.

As Olimpíadas de Física são uma atividade promovida pela Sociedade Portuguesa de Física com o patrocínio do Ministério da Educação, da Agência Ciência Viva e da Fundação Calouste Gulbenkian.

Página oficial da Olimpíada Ibero-Americana de Física:

https://sites.google.com/view/oibfcr2023

Fotografia: Estudantes Portugueses durante a preparação olímpica. Da esquerda para a direita, Cláudio Meireles (Escola Secundária c/ 3º ciclo de Paredes; participou na Olimpíada Internacional de Física), José Xavier (Escola Secundária de Nelas; participou na Olimpíada Internacional de Física), Dinis Marques da Costa (Escola Secundária Alves Martins, Viseu; medalha de bronze na Olimpíada Ibero-Americana de Física), José Costa (Colégio Manuel Bernardes, Lisboa; participou na Olimpíada Internacional de Física),  Duarte Duarte (Colégio D. Diogo de Sousa, Braga; medalha de bronze na Olimpíada Ibero-Americana de Física), Francisco Martins (Colégio Manuel Bernardes, Lisboa; medalha de bronze na Olimpíada Ibero-Americana de Física), Rui Travasso (Departamento de Física da Universidade de Coimbra), Diogo de Carvalho (Escola Secundária Infanta D. Maria, Coimbra; participante na preparação Olímpica), Miguel Barra de Almeida (Escola Secundária de São Pedro do Sul; medalha de ouro e quarto lugar na geral na Olimpíada Ibero-Americana de Física), João Geraldes (Escola Secundária da Amadora; menção honrosa na Olimpíada Internacional de Física), Ivan Pinto (Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de Fafe; menção honrosa na Olimpíada Internacional de Física).

 

 

Miguel Barra de Almeida (Escola Secundária de São Pedro do Sul; medalha de ouro e quarto lugar na geral na Olimpíada Ibero-Americana de Física), Duarte Duarte (Colégio D. Diogo de Sousa, Braga; medalha de bronze na Olimpíada Ibero-Americana de Física), Dinis Marques da Costa (Escola Secundária Alves Martins, Viseu; medalha de bronze na Olimpíada Ibero-Americana de Física), Francisco Martins (Colégio Manuel Bernardes, Lisboa; medalha de bronze na Olimpíada Ibero-Americana de Física).

 

 

 

 

 


Publicado/editado: 10/10/2023

© 2019 Sociedade Portuguesa de Física