Baseado na história de algumas teorias físicas, procuramos mostrar neste trabalho que a discussão sobre o materialismo e o idealismo em Física é puramente verbal e, até um certo sentido, irrelevante para o trabalho do físico, segundo Kemble, pois algumas teorias físicas apresentam ora aspectos idealistas, ora aspectos materialistas. Escolhemos dois tipos de teorias: sobre a estrutura da matéria e sobre a estrutura e evolução do Universo. O desenvolvimento histórico dessas teorias tem mostrado que em certos estágios, ora a matéria deriva da idéia, nesse caso ela é considerada como uma teoria idealista, ora a idéia deriva da matéria, e então é considerada uma teoria materialista, se usarmos para isso a classificação de Politzer.
Desde que nascemos até ao fim dos nossos dias, vivemos e estamos ligados pela gravitação a um dos nove planetas que giram em volta do Sol, isto é, em torno de uma dentre 150 biliões de estrelas da nossa Galáxia, que por sua vez é uma dentre centenas de milhar de galáxias que constituem uma das muitas super- -galáxias do Universo. O nosso artigo anterior, sobre a Energia no Universo [ 1 ],. era muito geral pois tratava a energia do Universo apenas como um todo. Do ponto de vista prático èstamos porém mais interessados na energia e suas formas neste canto do Universo em que vivemos — a «nossa» Terra.
O desenvolvimento da Teoria da Relatividade e sua verificação prática implicam algumas alterações aos conceitos tradicionais da Física e a necessidade de os seus princípios serem ensinados aos alunos do Ensino Secundário. O presente artigo desenvolve uma proposta programática no âmbito da Relatividade Restrita.
Descreve-se uma forma modificada do processo laboratorial frequentemente utilizado para traçar curvas de histerese. Utilizando um registador de dois canais em vez dum osciloscópio e uma forma particular de variação temporal do campo de excitação, demonstra-se que se podem determinar não apenas ciclos histeréticos mas também curvas de magnetização inicial de materiais magneticamente moles e duros. É apresentado o circuito que fornece a corrente para o campo de excitação escolhido e também se apontam as vantagens pedagógicas do trabalho.