É bem conhecido o enunciado elementar do princípio de Arquimedes sobre a a impulsão, bem como a sua demonstração baseada na consideração de um fluido em equilíbrio, no qual se isola conceptualmente uma porção com um volume V e superfície Σ , de escolha arbitrária; as forças de pressão exercidas sobre Σ pelo fluido restante, com resultante I0 (fig. 1a), equilibram necessariamente o peso P0 da porção de fluido considerada (I0 = Po)
No domínio nuclear, o ano de 1972 ficou assinalado por uma descoberta espectacular: a dos restos de um reactor nuclear pré-histórico, que terá funcionado num jazigo de urânio da República do Gabão. Tal descoberta foi mantida secreta até 25 de Setembro de 1972, altura em que o Comissariado de Energia Atómica francês a divulgou à comunidade científica internacional sob a forma de duas comunicações à Academia das Ciências, após se ter assegurado da realidade do fenómeno com algumas provas sérias. No dia seguinte, André Giraud, Administrador Geral Delegado do CEA, anunciava também a descoberta, durante a sessão inaugural da conferência da Agência Internacional de Enei gia Atómica reunida no México.
Em face do silêncio dos leitores, a quem nos dirigimos, verificamos que esta secção, inaugurada há dois números, não recebeu ainda da parte desses mesmos leitores a contribuição que se pediu logo de início. Por isso lembramos que a secção está ao dispor de todos, seja para comentar os casos já expostos, seja para apresentar outros, fruto da observação «científica» de cada um fora do laboratório. Pela mesma razão, sentiu-se desta vez a necessidade de recorrer à experiência dos nossos colegas de trabalho mais próximos. Deste modo surgiu, diria melhor, ressurgiu o fenómeno da formação de redemoinhos no escoamento dum fluido. Trata-se dum fenómeno correntemente observado em lavatórios, tanques e, em geral, onde quer que haja um buraco para escoamento de líquidos, adquirindo grande proeminência nas banheiras.
Os recursos energéticos ao dispor da humanidade são de duas categorias: fluxos contínuos de energia provenientes de fontes exteriores ao globo terrestre ou do seu próprio interior; energia química, nuclear ou térmica armazenadas na litosfera e nos oceanos.
O objectivo deste artigo é chamar a atenção para alguns aspectos das aplicações dos magnetes supercondutores quando se trate da produção de campos magnéticos intensos e, principalmente, quanto às possibilidades dessas aplicações no confinamento de plasmas. Para isso relembra-se previamente o que se considera necessário sobre supercondutividade e confinamento de plasmas.
A detecção de radiação X, bem como de radiações de origem nuclear, tem como fundamento a interaeção da radiação com a matéria. Actualmente, a espectrometria de raios X e a de raios gama assenta quase inteiramente em duas espécies de sistemas detectores — os detectores de cintilação e os detectores de semicondutor. Faz-se a seguir uma breve referência a cada um destes tipos de detectores para se verificar que dão origem a perturbações aleatórias — a somar a uma grandeza a medir que por si apresenta já uma distribuição estatística e não um valor bem determinado. Por último indica-se o modo de corrigir a perturbação introduzida pelo detector nos resultados experimentais.
O ensino da Física na Faculdade de Ciências de Lisboa
Ano lectivo 1973-1974
Licenciatura em Física - 4.° Ano