Em 1956, um grupo de professores americanos, universitários e do ensino médio, resolveu organizar e publicar um curso de Física destinado à iniciação desta ciência. Designa-se esse grupo por Physical Science Study Committee (PSSC) e é constituído por algumas das maiores notabilidades que exercem o ensino da Física nos Estados Unidos ou que estão interessadas no seu desenvolvimento. Dentre eles avultam, pela sua categoria profissional e pela intervenção permanente e superior que tiveram na organização deste curso, os professores Jerrold R. Zacharias e Francis L. Friedman, ambos do Departamento de Física do Instituto de Tecnologia de Massachusetts.
Um dos problemas mais interessantes da física do globo terrestre consiste em procurar determinar as propriedades físicas que reinam no interior da Terra. Sabe-se que a Terra se pode considerar como um esferóide de raio aproximadamente igual a 6378 km.
O CONCEITO DE INTERACÇÃO EM FÍSICA MODERNA
O conceito de força em Mecânica Clássica
Voltemos, por um momento, à noção de «corpúsculo macroscópico» introduzida anteriormente. O seu movimento é devido à existência de forças. Em física conhecem-se várias espécies de forças :
A Gazeta de Física inicia, no presente fascículo, uma secção destinada à reprodução, sempre que possível na língua original, de memórias relativas a descobertas notáveis no domínio dá Física. Julga-se contribuir, desta maneira, para um melhor conhecimento das referidas memórias pelos leitores da Gazeta de Física. Parece-nos interessante começar essa publicação com as primeiras notas de H. Becquerel e dos Esposos Curie, inseridas no «Comptes rendus des séances de l'Acadèmie des Sciences» (Paris) e referentes à descoberta da radiactividade e do rádio.
F. G. L. — Curso Complementar de Física — Exame de frequência — 5-4-1962.
Revistas que presentemente trocam com a «Gazeta de Física»
Giroscópio subatómico
A «Republic Aviation Corporation» vai construir um giroscópio, dum tipo completamente diferente dos giroscópios mecânicos, sem nenhuma parte móvel. Neste aparelho empregam-se protões e electrões actuados por um campo magnético e a sua precessão será muito menor do que a dos giroscópios mecânicos.