A diversidade dos sistemas de unidades em uso obrigava, algumas décadas atrás, os professores de Física e de várias disciplinas técnicas a dedicar especial cuidado aos problemas de mudança de unidades. Estes problemas tinham a vantagem de despertar a atenção dos estudantes para a questão da dimensão das grandezas físicas e da homogeneidade dimensional das fórmulas. Os alunos, dum modo geral, sabiam, desde o final do secundário, determinar com segurança as dimensões das grandezas mecânicas.
A descoberta do primeiro pulsar (PSR 1919 +21) data de 28 de Novembro de 1967 quando um conjunto de impulsos de rádio, de amplitude variável mas regularmente espaçados, foi acidentalmente detectado por Jocelyn Bell, estudante de investigação, que trabalhava sob a direcção de Anthony Hewis no Observatório de Rádio-Astronomia de Mullard. O sinal provinha de um ponto localizado na direcção 19h 19 m em ascenção recta e +21° de declinação (constelação do Cisne).
Neste trabalho é apresentado um método geral de medida do perfil transversal de intensidade de um feixe laser. Este método é aplicado à caracterização do feixe emitido por um laser gasoso. Com base: nas leis de propagação de ondas esféricas-gaussianas, analisadas em artigo anterior [1], é caracterizada a onda emitida, e verificada a adequabilidade do modelo de ondas esféricas-gaussianas para este tipo de lasers.
O potencial escalar e campo eléctrico são conceitos fundamentais do electromagnetismo. Este artigo pretende apresentar uma via possível para a sua introdução, através duma experiência que permita simultaneamente uma interpretação qualitativa e uma análise quantitativa rigorosa. O nosso ponto de partida baseia-se na construção dum sistema, de natureza bidimensional, com a geometria da Fig. 1, que permite um traçado fácil das linhas equipotenciais. A novidade apresentada pela presente experiência encontra-se na configuração escolhida para o dispositivo experimental. De facto, esta permite a resolução exacta da equação de Laplace para o potencial eléctrico V(x, y), tornando-se possível confrontar os resultados experimentais com as previsões teóricas. Uma das possibilidades apresentadas por este trabalho é a determinação das linhas equipotenciais através de cálculos efectuados em computador.
Neste artigo apresentam-se os resultados obtidos num estudo empírico, envolvendo 704 professores de Física e Química a leccionar em escolas Secundárias e C+S de todos os distritos do continente, em 1987.
O estudo visava investigar: i) a importância relativa do Trabalho Experimental (T.E.) nas aulas de Física, e Química; ii) a tipologia do T.E. realizado nas aulas de Física e Química em função das variáveis: experiência profissional, formação académica, situação profissional e nível de ensino leccionado pelos professores.
À expressão «resolução de problemas» («problem-solving» na literatura em língua inglesa) correspondem, muitas vezes, significados distintos, dependentes de quem os formula ou tenta operacionalizar. Contudo, é possível identificar na literatura da especialidade duas concepções dominantes: — Uma que considera o «problem-solving» como uma capacidade cognitiva de nível elevado e de âmbito geral, capacidade essa que a investigação ainda não conseguiu caracterizar de forma universal e completa.
Etapa Nacional (final)
A etapa final das Olimpíadas de Física 88 da SPF teve lugar no Laboratório de Física da Faculdade de Ciências do Porto, a cargo da Delegação Norte da SPF, no dia 25 de Novembro de 1988, conforme se noticiou no último número da Gazeta de Física (vol. 12, pág. 35). Publicamos hoje os textos das provas então realizadas.