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Volume 11 / Fascículo 3
Julho 1988
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Neste trabalho são descritas algumas das fases líquido cristalinas conhecidas e são apresentados os métodos usualmente utilizados para a identificação e caracterização das mesmas. Igualmente se apresentam algumas das aplicações, com interesse tecnológico, dos cristais líquidos.


A Teoria da Relatividade Geral permanece totalmente desconhecida dos alunos do Ensino Secundário, apesar da sua importância para o desenvolvimento da Física. O presente artigo desenvolve uma proposta de acções de formação de professores, sob a forma de Seminários especializados visando a médio prazo a eventual integração deste tema nos Curricula dos alunos.


Nas últimas décadas a investigação educacional mostrou o papel extremamente importante que desempenha a avaliação no processo de ensino-aprendizagem. A avaliação, anteriormente reduzida a uma mera formalidade administrativa por muitos professores, passou a ser encarada como um processo que, se bem conduzido, pode melhorar significativamenie o processo de ensino-aprendizagem, facilitando a tomada de decisões ajustadas e atempadas. Neste texto apresenta-se uma breve síntese de algumas ideias desenvolvidas durante a Oficina de Trabalho «Avaliação no Ensino da Física» realizada durante o 1° Encontro Regional sobre o Ensino da Física. Estas ideias foram concretizadas com base em documentos diversos (Testes de Física, glossários, exemplos de itens, etc.) oferecidos aos participantes e que podem ser obtidos do 2° autor.


Está prevista na proposta de Reforma do Sistema Educativo, actualmente em discussão, uma disciplina de Ciência Integrada para substituir, ao nível do 3.° ciclo da escola básica, as disciplinas de Físico-Química, Ciências da Natureza e Biologia. Os professores presentes no l.° Encontro Regional de Lisboa sobre o Ensino da Física, mostraram-se preocupados com a criação desta disciplina e com as consequências que ela pode vir a ter no ensino da Física, levantando questões a propósito da definição do seu currículo. Este artigo pretende responder à questão «O que pode vir a ser uma disciplina de Ciência Integrada?», que animou o debate final do referido Encontro; são sugeridos alguns elementos de reflexão necessários para qualquer inovação curricular: a ligação entre objectivos da educação e conteúdos do ensino, os problemas postos pela natureza do conhecimento científico, a investigação sobre as dificuldades na aquisição de conceitos, o sentido da escolaridade obrigatória.


Intervenção do Secretário-Geral, Filipe Duarte Santos


Estamos a terminar mais uma Conferência Nacional de Física — a 6ª — e creio bem poder dizer que se cumpriram os objectivos visados. Tivemos 4 dias de agradável convívio científico entre os cerca de 540 participantes: pessoas que fazem da Física a sua actividade profissional na investigação e desenvolvimentoexperimental, no ensino e estudantes de Física.


  • Provas Regionais 1988
  • Delegação de Lisboa - (Fac. Ciências, 28 5-88)
  • Delegação de Coimbra - (Fac. Ciências e Tecnologia, 15-4-1988)

  • FISICA 88
  • Divisões Técnicas da SPF
  • Delegação Regional de Lisboa
  • Delegação Regional do Porto
  • Visita ao CERN de um grupo de professores do Ensino Secundário

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